Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo é a capital da Ilha Terceira que se localiza no Arquipélago dos Açores. Reúne cerca de trinta e cinco mil habitantes sendo um dos concelhos da citada ilha com um maior grupo populacional.

Este concelho é formado por dezanove freguesias das quais cinco formam a sede do mesmo. As restantes são freguesias rurais.

A ilha onde esta cidade se circunscreve apresenta cerca de 400 quilómetros quadrados, vinte e nove quilómetros de comprimento e dezassete de largura. O concelho de Angra do Heroísmo ocupa cerca de sessenta por cento da área total da ilha. Esta ilha é de origem vulcânica apresentando-se por isso com caraterísticas muito peculiares e muito próprias podendo ver-se muitos vestígios das diversas erupções tendo sido estas quem deu origem ao seu terreno formado por colinas e crateras.

A serra do Morião protege a norte Angra do Heroísmo e a sul é Monte Brasil quem desempenha este papel. A nascente da mesma ilha encontra-se a serra da Ribeirinha e a poente a serra de Santa Bárbara. No que respeita à economia esta baseia-se essencialmente na indústria de carne e lacticínios e na agricultura.

História da Angra do Heroísmo

Durante a sua história, Angra do Heroísmo foi capital do reino de Portugal mas, em condições bastante difíceis. A primeira e a mais complicada foram entre o dia cinco de agosto do ano de 1580 e o dia cinco de agosto de 1582 aquando da fundação do governo de D. António, Prior do Crato. A segunda foi anos mais tarde, em 1828, quando foi ali instalada a Junta Provisória, em nome da rainha D. Maria II de Portugal, pelo Decreto de 15 de março de 1830. Os títulos atribuídos a esta cidade no ano de 1641 e em 1837 vieram confirmar a nobreza de caráter e a lealdade das pessoas destas terras.

Angra do Heroísmo é a capital da Ilha Terceira que se localiza no Arquipélago dos Açores (Autor: José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa)

Angra do Heroísmo é a capital da Ilha Terceira que se localiza no Arquipélago dos Açores (Autor: José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa)

Angra do Heroísmo foi a primeira povoação do referido arquipélago a ser elevada à condição de cidade no ano de 1534 sendo a primeira cidade europeia do Atlântico. No ano de 1831 a Câmara Municipal aí existente foi também a primeira do país a ser eleita e no ano de 1983 esta foi a primeira cidade portuguesa a fazer parte da Lista do Património Mundial da UNESCO.

Mas a sua história não se resume apenas a estes fatos. Assim, em 1474 a capitania de Angra é doada a Álvaro Martins Homem dando começo aos trabalhos da Ribeira dos Moinhos contribuindo para um futuro desenvolvimento económico da povoação uma vez que a força das águas estava a ser aproveitado para tal objetivo. Surge desta forma a Casa do Capitão e mais tarde por ordem de João Vaz Corte Real surge a canalização da ribeira, o Cais da Alfandega e a muralha de forma a defender o povo.

Com todo este crescimento brevemente iria ser elevada à categoria da vila mais propriamente em 1478 e anos mais tarde a cidade como já foi referido. A nomeação de cidade deu-se ainda na época dos descobrimentos. Neste mesmo ano o Papa Paulo III escolhe a cidade para sede da Diocese de Angra com influência sobre todas as restantes ilhas dos Açores.

Marcados com:, ,

Publicado em Cidades de Portugal, História de Portugal, Pontos Históricos

Categorias

Acerca

Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.