Atila

Atila era o chefe dos hunos. Chefe carismático das tribos asiáticas dos hunos, empreendeu com as suas tropas uma longa marcha para Ocidente, que o levou às portas de Roma.

A ferocidade e crueldade dos seus guerreiros semearam o pânico nos lugares por onde passou, que ficaram totalmente devastados e despovoados.

A s tribos hunas se encontravam fixadas entre os mares Báltico e Negro, cada uma com um chefe diferente.

Atila (Autor: Imagem em domínio público)

Atila (Autor: Imagem em domínio público)

Atila e o seu irmão, Bleda, lograram unificar o poder nas suas mãos e fundar um reino. Em 441, na sequência de uma grande seca, iniciou uma lenta migração para Ocidente.

Um ano mais tarde ordenou o assassinato do seu irmão e se tornou-se chefe supremo.

Em 451 irrompeu na Gália, mas um exército de visigodos e romanos conseguiu afastá-lo após a batalha dos Campos Cataláunicos. Atila se dirigiu-se então para Itália. Depois de arrasar as cidades de Aquileia, Milão e Pavia, deteve o seu avanço às portas de Roma, a fim de reorganizar os seus exércitos.

No entanto, após uma conversa com o Papa Leão o Grande, Atila decidiu empreender a retirada e não penetrar na capital do Império. Posteriormente, retirou-se para a Panónia, onde morreu um ano mais tarde. O reino dos hunos desintegrou-se definitivamente.

Publicado em História de Portugal, Idade Media

Categorias

Acerca

Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.

Apostas em desporto