Barcelos fica na região Norte, na sub-região do Cávado, no distrito de Braga. Como cidade portuguesa tem cerca de 20 625 habitantes. A sua elevação a cidade ocorreu em 1928.
É sede de um município, próxima de grandes centros, distribuída por 89 freguesias. É o concelho com maior número de freguesias: 32 dessas freguesias são predominantemente urbanas; 53 mediamente urbanas e 4 rurais.
Possui uma área total de 378,70 Km², com uma densidade populacional de 317,91 hab./km², no ano de 2011. Fica situada nas coordenadas 41° 32′ N 8° 37′ O. A fundação do município é antiquíssima, datando de 1140, quando recebeu foral de D. Afonso Henriques.
A norte, o município é limitado pelos municípios de Viana do Castelo e Ponte de Lima, a leste pelo município de Vila Verde e por Braga, a sueste por Vila Nova de Famalicão, a sudoeste pela Póvoa de Varzim, a oeste por Esposende. É servido pelos serviços de 2 linhas dos Caminhos de Ferro Portugueses: a linha de Braga e pela linha do Minho.
Caracteriza-se por 3 bacias hidrográficas: aquela do rio Cávado (com 6 pontes), a do rio Neiva (com 2 pontes) e a do rio Este.
Economia de Barcelos
Trata-se de um dos concelhos mais empregadores na indústria da transformação, em Portugal, particularmente na indústria têxtil, setor que absorve quase metade da população ativa.
De importância económica relevante, também o calçado, a agricultura, a cerâmica e o turismo. É considerada como a capital do turismo português, com as seguintes rotas:
- cestaria e do vime;
- madeira;
- ferro e derivados;
- figurado;
- bordados e tecelagem.
Referências de Barcelos
Possui referências de identidade nacional e regional, tal como a feira Semanal, a Rosa Ramalho e o artesanato.
Entrada para Barcelos (Autor: total 13)
De importância reconhecida é a riqueza das suas lendas e tradições, entre as quais figura a celebérrima Lenda do Galo de Barcelos, a Lenda do alcaide de Faria ou a Lenda do Frade e do Passarinho.
Património Cultural de Barcelos
É possuidor de um largo património imobiliário, com 11 monumentos nacionais, 8 de interesse público e 5 em vias de classificação.
Tem um considerável património arqueológico, tal como o Monumento Castrejo de Galegos, em Santa Maria. Tem na arquitetura civil obras relevantes, tais como o Teatro Gil Vicente, a Casa de Santo António de Vessadas, em Barcelinhos, o Museu da Olaria ou o Solar dos Pinheiros.
Para quem aprecia a visita à arquitetura religiosa, existem 9 monumentos do género, tal como a Igreja Matriz de Barcelos. Várias festividades religiosas têm lugar, como a Festa das Cruzes, a Procissão do Senhor dos Passos ou a Peregrinação Arciprestal ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário do Monte da Franqueira.
Para os apreciadores da arquitetura militar, existem 7 monumentos distintos, como o Castelo de Faria ou a Muralha de Barcelos.
Com características mais formais, contabilizam-se 8 museus, como o Centro de Artesanato de Barcelos ou a Galeria Municipal de Arte. Para usufruir da calma e tranquilidade, há o Arquivo Municipal e o Arquivo Municipal.
Para visionamento de filmes, a cidade de Barcelos encontra-se servida por 2 salas de cinema da empresa Cinemax e 1 do Cineclube de Barcelos, no Auditório da Biblioteca Municipal. Possui mais 3 Auditórios, um Fórum e o Teatro Gil Vicente.
Infraestruturas Desportivas em Barcelos
Para os amantes do desporto, Barcelos encontra-se munido de, pelo menos, 10 infraestruturas de diversa índole, entre as quais campos de ténis, 2 Centros Hípicos, Complexos de Tiro, Estádios, Pavilhões e Piscinas. Para celebrar o evento desportivo, há que assistir ao Grande Prémio de Atletismo da Silva, à Caça ao Tesouro, à Maratona BTT 5 Cumes e ao Rali de Barcelos.
Da mesma índole desportiva, existem Instituições Desportivas como Clubes vários e associações desportivas, perfazendo cerca de 11, no total, bem como inúmeras associações com finalidades sociais várias, entre as quais as desportivas e mesmo de beneficência.
Eventos Culturais em Barcelos
Possui cerca de uma dúzia de eventos musicais, 6 eventos de expressão cultural e de difusão cultural (a Feira do Livro de Barcelos, o Festival de Teatro, a Mostra de Artesanato, de Moda, de Arte Jovem, o Festival Internacional de Filmes de Turismo), 4 eventos culturais na área da cidadania (a Feira das Associações de Barcelos, a Mostra do Associativismo Juvenil, a Mostra de Produtos Biológicos e a Semana Europeia da Mobilidade), 2 rádios, 4 jornais de tiragem semanal, 1 jornal temático e, mesmo, 1 canal de televisão via internet.
Espaços Verdes em Barcelos
Em plena zona urbana surgem espaços verdes que convidam ao passeio pedestre ou à meditação e à contemplação, no total de, pelo menos, 12, como disso são exemplos o jardim das Barrocas ou o Parque Municipal. Existem, também, cerca de 4 miradouros.
Gastronomia em Barcelos
Na área da gastronomia, dispõe de 7 eventos, distribuídos pelo ano, tais como as célebres Papas de Sarrabulho à moda de Barcelos, em março, ou o Concurso Barcelos Doce, em dezembro.