Condado Portucalense

A história do Condado Portucalense começou a ser construída por volta do ano 1000, no norte da Península Ibérica.

Após a perda de territórios para os mouros vindos de África, os resistentes juntaram-se na região das Astúrias na Galiza, para se defender dos mouros.

Contudo, o seu objectivo não era apenas defender os territórios que lhes restavam mas sim conquistar os territórios que haviam perdido e foi isso que fizeram.

O Rei Afonso VI de Leão e Castela deu o exemplo, envolvendo-se arduamente nas lutas contra os mouros lutas estas que haveriam de ser bem sucedidas, pelo que os resistentes conquistaram mais territórios.

Todavia, Afonso VI de Leão e Castela sentia que as suas terras estavam em perigo, por isso, dividiu os territórios e entregou a cargo de Henrique de Borgonha a parte correspondente actualmente ao norte de Portugal.

O conde D. Henrique, um lutador ávido e inteligente, continuou na sua incessante busca de mais território, travando inúmeras batalhas com os mouros.

A história do Condado Portucalense começou a ser construída por volta do ano 1000, no norte da Península Ibérica (Autor: Basilio)

Escolheu uma cidade, Guimarães, como a capital daquele seu pequeno território, cidade onde viria a falecer mais tarde em 1112.

Ficou a governar este condado a sua esposa, D. Teresa, porém, passado algum tempo, esta pensava em casar com um fidalgo galego, Fernão Peres, colocando assim em risco a independência em relação aos espanhóis deste condado.

Desta forma, aos 14 anos, Afonso Henriques, filho de D. Henrique e D. Teresa, arma-se cavaleiro e enfrenta a mãe pelos interesses que julgava serem melhores para o seu país. Ganhou esta batalha, satisfazendo assim todos os portucalenses que asseavam pela independência do condado.

Após vencer a sua mãe na batalha de S. Mamede em 1128, o agora D. Afonso Henriques continua as investidas contra os mouros e até contra os espanhóis, pela luta dos territórios. Alargando cada vez mais os territórios para sul, o rei vence batalha atrás de batalha contra os mouros, incluindo na importante batalha de Ourique, à seguir à qual declara a independência do Condado Portucalense.

Marcados com:,

Publicado em História de Portugal

Categorias

Acerca

Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.