Oceanário de Lisboa

É no Parque nas Nações, que se encontra dentro da cidade de Lisboa, que pode ser visitado o Oceanário de Lisboa. A sua construção deu-se nos anos que antecederam a exposição mundial conhecida como EXPO 98, tendo esta sido a ultima exposição mundial do seculo passado. Esta presença está denominada com o nome de “Os Oceanos, um Património para o Futuro”.

Este é um aquário classificado como publico e ao mesmo tempo uma instituição dedicada à pesquisa sobre oceanografia e biologia marinha. Foi também classificado como sendo o segundo maior oceanário localizado no mundo. Lá dentro podem ser encontradas as mais diversas espécies de aves, peixes, mamíferos bem como outros habitantes marinhos.

As linhas arquitetónicas do citado oceanário são da responsabilidade de um arquiteto americano conhecido pelo nome de Peter Chermayeff. O pavilhão que faz parte desta estrutura e que esse encontra aberto ao público faz lembrar um porta-aviões estando colocado num cais totalmente rodeado com água.

Embora na altura da EXPO98, o oceanário já tivesse recebido a visita de milhares de pessoas foi apenas no ano de 2011 que a conclusão do seu projeto foi concebida. É neste ano que se dá a inauguração de um edifício novo, batizado com o nome de “Edifício do Mar”, cuja autoria pertence ao arquiteto Pedro Campos Costa. Esta nova edificação determinou a desfecho do projeto que se destinava a expandir o Oceanário, aumentando desta forma a oferta de serviços da instituição e que vieram reforçar o seu principal objetivo na melhoria da informação dos oceanos. Este novo local tem como objetivo ciar uma área deliberada para a realização de exposições temporárias, uma área de receção aos visitantes, um auditório e um restaurante.

Este local que recebe todos os anos milhares de pessoas é uma referência de lazer, cultura, entretenimento e educação para o nosso país. Esta instituição desenvolveu parcerias com outras instituições nomeadamente universidades no que se refere ao desenvolvimento de projetos de conservação da natureza e de investigação científica.

Marcados com:, , , ,

Publicado em Oceanários em Portugal

Categorias

Acerca

Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.