Parque das Nações é o nome de uma freguesia lisboeta, resultante da reestruturação das freguesias da cidade, que ocorreu em 8 de novembro de 2012.
A freguesia resultou da agregação de parte de duas freguesias do município de Loures (Moscavide e Sacavém), com a freguesia de Santa Maria dos Olivais.
O nome desta freguesia teve origem no nome do recinto onde foi realizada a Exposição Internacional de Lisboa de 1998 (Expo’98), junto ao rio Tejo na parte oriental da cidade de Lisboa. Atualmente, a freguesia do Parque das nações é composta pelo mais moderno bairro da cidade. Entre as zonas habitacionais norte e sul, esta zona é já habitada por mais de 28.000 pessoas.
A Expo’98 / Parque das Nações
Entre 22 de maio e 30 de setembro de 1998, realizou-se em Lisboa a Expo’98, debaixo do tema “Os oceanos: um património para o futuro”. Alguns dos edifícios construídos para essa exposição no local que atualmente conhecemos como Parque da Cidade, continuam a ser utilizados para o mesmo efeito para o qual foram concebidos.
Entre estes é de destacar a Gare do Oriente (da autoria do arquiteto santiago Calatrava), o Meo Arena (mais conhecido como Pavilhão Atlântico e que na Expo’98 era o Pavilhão da Utopia) (da autoria do arquiteto Regino Cruz) e o Oceanário (da autoria do arquiteto Peter Chermayeff) que reproduz os 5 oceanos, com diversas espécies de peixes e mariscos originários de cada um desses oceanos e que atualmente é o maior aquário do mundo.
Imagem do Parque das Nações (Autor: HistoriaDePortugal.info)
A Expo’98 foi considerada pelo BIE como a melhor exposição mundial de sempre. Ao contrário do que muitas vezes acontece com este tipo de espaços utilizados para albergar grandes eventos, o Parque das Nações é um exemplo de uma boa gestão e conservação dum espaço urbano.
Após a Expo’98, o Parque das Nações veio a sofrer algumas alterações, entre as quais:
- a reconversão da entrada principal, situada em frente à Gare do Oriente, num centro comercial – o Centro Vasco da Gama;
- a conversão do Pavilhão da Utopia no Pavilhão Atlântico – Agora Meo Arena,
- a conversão da Torre Vasco da Gama num Hotel;
- a demolição do Pavilhão da Realidade Virtual;
- a transformação do Pavilhão do Futuro no Casino Lisboa;
- e a conversão do Pavilhão do Conhecimento em Museu de Ciência
Após a exposição, muitas das zonas do Parque das Nações foram vendidas para escritórios e habitação, sendo que, após o processo de venda dos terrenos, as receitas daí provenientes superaram o custo total da exposição em 8 vezes, tornando a zona oriental de Lisboa no bairro mais moderno da cidade de Lisboa, albergando agora as sedes e representações de diversas empresas em Portugal, entre as quais a Sony, a Vodafone, a Sonae.com e a Agência Europeia de Segurança Marítima.
Imagens do Parque das Nações
[Show as slideshow]