Sé Nova de Coimbra

A Sé Nova de Coimbra fica localizada no Largo da Feira, na freguesia de Sé Nova, no concelho e cidade de Coimbra, em Portugal.

Está na proximidade da Universidade de Coimbra.

História da Sé Nova de Coimbra

Inicialmente, a Sé Nova de Coimbra terá sido a Igreja do Colégio dos Jesuítas ou o Colégio das Onze Mil Virgens, instalado em Coimbra no ano de 1541, com construção iniciada em 1547.

Terá sido o primeiro colégio jesuítico em todo o mundo.

Ficou célebre pelo alto rigor de ensino. Pelo Colégio passaram muitos evangelizadores, tal como o Padre António Vieira que, tal como ele, espalharam a doutrina cristã nas novas conquistas dos portugueses.

A Sé Nova de Coimbra fica localizada no Largo da Feira, na freguesia de Sé Nova, no concelho e cidade de Coimbra, em Portugal (Autor: HenGomes)

A Sé Nova de Coimbra fica localizada no Largo da Feira, na freguesia de Sé Nova, no concelho e cidade de Coimbra, em Portugal (Autor: HenGomes)

A primeira pedra da Sé Nova de Coimbra foi lançada em 1598, sob o projeto do arquiteto oficial dos jesuítas de Portugal, Baltazar Álvares, influenciado pela igreja do Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa.

As obras na Sé Nova de Coimbra foram lentas. As cerimónias religiosas só tiveram lugar em 1640 e o templo inaugurado, apenas, em 1698, um século após o início da sua construção.

Com a expulsão dos jesuítas pelo Marquês de Pombal, em 1759, deu-se a transferência da sede episcopal de Coimbra da velha Sé românica para a ampla igreja jesuíta, em 1772.

Extinguiu-se a Companhia de Jesus em Portugal, sendo os edifícios entregues à Universidade e ao Cabido.

Características da Sé Nova de Coimbra

Na fachada da igreja há 4 estátuas de santos jesuítas (Santo Inácio de Loyola, S. Luís Gonzaga, S. Francisco Xavier e S. Francisco de Borja), sendo marcada por fortes linhas de traçado sóbrio, evidenciando duas fases de construção.

Nas partes inferiores há decoração de estilo maneirista. Filia-se no denominado Estilo Chão, com pilastras sobrepostas a ritmar a frontaria.

Aí, rasgam-se portas e janelas retangulares. É nesta fase de construção que se inserem as estátuas dos santos jesuítas, aí albergadas por frontões mistilíneos e nichos.

Na parte superior da fachada há decoração barroca. Foi finalizada apenas no século XVIII.

Mais tardia, é finalizada por um frontão de linhas contracurvadas, coroadas por pináculos e por uma cruz ao centro.

É sustentado, nas extremidades, por atletas de enrolamentos em volutas, com um movimento barroco.

Interior da Sé Nova de Coimbra

No interior, muito sóbrio, existe uma nave apenas, abobadada, com capelas laterais, curto transepto com cúpula e lanternim, no cruzeiro, de acordo com o esquema da Igreja de Jesus de Roma.

Decorados com enormes e esplêndidos retábulos de talha dourada, de fins do século XVII e princípios do século XVIII, estão o transepto e a capela-mor.

Nas capelas laterais existem vários retábulos maneiristas e barrocos.

Os do topo do transepto são de grandes dimensões; nas capelas laterais, destaca-se um deles que dá relevo a passagens da vida da Virgem, datado de 1670, de Manuel Rocha.

Outro de grande qualidade, é o de Santo Inácio, depois consagrado a S. Tomás de Vila Nova, ao Estilo Nacional.

A sacristia revela uma boa marcenaria dos arcazes e uma  excelente pintura.

Com particular destaque há uma tela do pintor Gaspar de la Huerta, pintor da escola de Valência, que representa S.Tomás de Vila Nova.

Na nave, as grades são um excelente trabalho de marcenaria em pau preto; os púlpitos têm aplicações douradas; os candeeiros são flamengos.

Já o guarda-vento mostra-se otimamente entalhado.

Da Sé Velha foi trazido o cadeiral da capela-mor, do século XVII, bem como a magnificente pia batismal de uma das capelas laterais, de estilo gótico-manuelino, do século XVI, da autoria de Pero e Felipe Henriques.

Na capela-mor, ficou o cadeiral da velha catedral. Aí se colocaram, também, dois órgãos de grandes dimensões, evidenciando algumas linhas neoclássicas.

Marcados com:, ,

Publicado em Igrejas de Portugal, Monumentos de Portugal

Categorias

Acerca

Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.

Apostas em desporto