A Torre Vasco da Gama pode ser vislumbrada no Parque das Nações na capital portuguesa, Lisboa, junto ao Rio Tejo. Esta é uma torre com cerca de cento e cinquenta metros de altura e a sua edificação data da bem conhecida exposição mundial de 1998, a EXPO 98. A responsabilidade do projeto desta construção cabe ao arquiteto Regino Cruz, sendo esta considerado presentemente como o mais alto edifício de Portugal.
Enquanto decorria a citada exposição exibia-se um belíssimo restaurante mesmo no seu topo com uma vista panorâmica sobre o rio que ali passa e sobre a cidade que a alberga. O projeto deste restaurante foi da responsabilidade do arquiteto Nuno Leónidas. Durante três anos após a exposição terminar o restaurante ainda se manteve aberto, passando desde então a estar fechada ao público.
Em Novembro de 2012 a Torre Vasco da Gama passa a ser um hotel considerado de luxo e que faz parte da cadeia Sana. Este hotel estava já projetado e a sua construção foi iniciada em 2008. Batizado com o nome de Myriad apresenta um toque do Dubai, destina-se a ser um ícone da hotelaria lisboeta e é apelidado de majestoso. Não há sombra para duvidas quanto à sua privilegiada e soberba localização que é banhada pelo rio Tejo como já foi referido.
Com cento e oitenta e seis quartos distribuídos por vinte dois pisos, este é um hotel destinado a turismo de luxo não sendo por isso acessível a todos os visitantes da cidade. Fazem parte desta estrutura dois restaurantes sendo um deles panorâmico e está situado no topo do edifício, um spa e centro de congressos.
A paredes meias com a torre encontra-se o elevador panorâmico que é sem duvida uma atração para alguns daqueles que se deslocam a esta zona, oferecendo-lhes desta forma a oportunidade de observar o Tejo, o Parque das Nações e as sua paisagem envolvente.